Visitantes


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Recordar...

Hoje divulgamos o segundo trabalho vencedor do passatempo "Recordar...". É uma entrevista a José Mourinho no ano 2001. Recordem...

JOSÉ MOURINHO O EX-TREINADOR
"União tem jogadores de enorme qualidade"

Não foi pacífica a chegada de José Mourinho a Leiria. Agora, de saída para o Porto, novos horizontes estão apontados a este ex-técnico. Depois do 5.º lugar da época, coube a José Mourinho a responsabilidade de dar seguimento ao projecto delineado pela SAD. O treinador conquistou os jogadores numa altura particularmente difícil - estágio de Pré-época - e em que ainda estava demasiado fresco o quinto lugar e as excelentes exebições da equipa sob o comando de Manuel José. O quinto lugar da época anterior acabou por não representar, todavia, nenhum "fantasma" para Mourinho e desde então o nome do clube tem-se aplicado ao grupo de trabalho - União.


É o seu melhor momento como treinador de futebol?
-Não nego que este é um momento muito bom. Contudo, devo acrescentar que as quatro vitórias consecutivas que consegui no Benfica e que culminaram com a vitória do "derby" de Lisboa também me deixaram bastante satisfeito.

Afirmou publicamente que alguns dos seus jogadores têm valor para jogar em qualquer "grande". Porque é que esses jogadores não são chamados à Selecção Nacional?
-Porque lhes falta jogar num clube grande. Por exemplo o Nuno Valente, se jogasse num "grande" era o lateral-esquerdo da Selecção. Não tenho qualquer tipo de dúvida. E isto não é crítica; acho que acaba por ter lógica os jogadores de clubes maiores, que são os que estão envolvidos nas competições europeias e começam a ganhar mais experiência internacional serem chamados à Selecção. Essa é uma das razões pelas quais eu tentei trazer para a minha equipa uma filosofia de jogo ofensiva e jogar um futebol atractivo. Exactamente com o objectivo de tentar aproximar o nosso nível de jogo dos níveis de jogo dos grandes para que eventualmente seja mais fácil agarrarem nos meus jogadores e darem-lhes a oportunidade que merecem.

Disse, numa entrevista ao site do União de Leiria, que seria campeão no Benfica bastando-lhe para isso dois ou três jogadores do União...
-É importante que se esclareça que isso foi uma forma de valorizar aquilo que é meu. O União de Leiria tem jogadores de enorme capacidade e que podem jogar em qualquer clube. Convém também referir que essa entrevista foi dada muito antes do Benfica sofrer a sua primeira derrota na I Liga.

Antes de vir para Leiria existiu mesmo um convite de algum clube espanhol?
-Existiu de facto o convite, antes de vir para Leiria, da Real Sociedade e do Atlético de Madrid, mas existe uma lei que só permite acesso aos treinadores estranjeiros no futebol espanhol, desde que tenham dois anos como treinador principal no seu próprio país. É uma lei que as Associações de treinadores do país fazem para proteger os treinadores nacionais e tentar limitar ao máximo a entrada de treinadores estrangeiros.

Até onde é que pode ir "esta" União?
-Disse aos jogadores que, o ano passado, eles ficaram em quinto sem serem campeões do seu campeonato, porque à frente deles ficou o Braga. Ficaram em quinto porque fizeram um campeonato excelente e também porque o Benfica fez um campeonato atipico. Disse-lhes que sermos campeões do "nosso campeonato" é ficarmos em quinto lugar atrás dos quatro grandes. Os quatro grandes aparecem todos eles muito fortes, compactos e a começarem a destacar-se dos demais, parecendo óbvio vão ficar nas primeiras posições. Depois a melhor posição de alcançar é o quinto lugar, é para ele que trabalhamos, sabendo que é muito difícil, porque Braga, Guimarães, Belenenses, Marítimo, são eqyuipas que podem aspirar ao mesmo tipo de classificação.

Para a semana voltamos com mais uma edição de "Recordar". Até Lá, uma boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário