Visitantes


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

U. Leiria-V. Guimarães, 0-1 (crónica maisfutebol.iol.pt)



O V. Guimarães ultrapassou o Sporting na classificação e subiu ao quarto lugar da Liga à condição depois da vitória desta sexta-feira em Leiria, na abertura da 21ª jornada. Pelo menos até domingo, dia de clássico em Alvalade, os minhotos vão poder descansar no honroso lugar, que consolida a candidatura europeia, ainda por cima na sequência de um triunfo no terreno de um adversário directo.

Os comandados de Paulo Sérgio continuam, todavia, a falhar muito na concretização e tiveram de sofrer para sair da cidade do Lis com os três pontos, mesmo depois de terem ficado em superioridade numérica após a expulsão do guarda-redes da casa. Só um remate da marca dos onze metros desbloqueou a vitória, a segunda consecutiva, de uma equipa que parece decidida a continuar na parte de cima da tabela nas próximas semanas.

Os vimaranenses mostraram mais cedo ao que vinham, com um cabeceamento de Roberto, já na pequena área, que podia ter selado a vitória mais cedo mas o capítulo da finalização continuava sem melhoras, ainda para mais numa fase madrugadora da partida. Sem conseguir melhor do que essa oportunidade, os minhotos mostravam-se senhores da partida, com mais posse de bola e algum assédio à baliza de Hélder Godinho.

A equipa da casa apenas conseguia responder através de lances de bola parada, com destaque para os ensaios de Ronny, que ainda deram trabalho a Nilson e pouco mais. A certa altura, os lances de aperto para cada lado só nasciam mesmo de livres e era ver quem mais falhava, se Andrezinho para o Vitória, se Marco Soares para o Leiria.

União aperta mas Guimarães é que marca

A segunda parte começa com um golo anulado a Cássio, por fora-de-jogo, num lance aparentemente bem ajuizado por Jorge Sousa. A União desperta e, depois desse lance, Pateiro tenta um remate de longe mas Nilson continuava atento. A equipa da casa aparece mais autoritária e determinada, desperdiçando até a melhor oportunidade até então por Marco Soares, que viu o guardião brasileiro defender um remate seu para a barra.

Na resposta, uma perda de bola de Pateiro permite a recuperação a Assis e o lance só não termina em golo porque, mais uma vez, Roberto não atinou com as redes. Logo a seguir, é João Alves quem falha com a baliza escancarada mas à terceira, foi mesmo de vez. Hélder Godinho, num lance duvidoso, comete grande penalidade sobre Nuno Assis, é expulso, e substituído pelo guardião dos juniores leirienses, Michael Domigues, ou simplesmente Mika, para os amigos.

Depois de uma rábula em torno do equipamento do miúdo e mais uma carrada de minutos de paragem, o jogo lá prosseguiu e Andrezinho, com direito a paradinha, abre o marcador para os vimaranenses, agora a jogar em superioridade numérica. A União não se rendeu e Nilson voltou a ser grande para evitar o empate por intermédio de Paulo Vinícius.

Com a equipa de Lito Vidigal balanceado no ataque à procura do empate, os minhotos passaram a jogar em contra-ataque, sob a batuta de Nuno Assis, e estiveram perto de fazer o segundo golo mas o «miúdo» Mika mostrou serviço e, noutras ocasiões, faltou pontaria aos comandados de Paulo Sérgio. Também o Leiria, num último assomo, poderia ter conseguido o empate, num final aberto e cheio de emoção.

(in maisfutebol.iol.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário