Visitantes


terça-feira, 2 de março de 2010

Faleceu o último alcaide do Castelo de Leiria

Basílio Artur Pereira, o último alcaide do Castelo de Leiria, faleceu ontem, segunda-feira, aos 96 anos. O funeral realizou-se, esta tarde, para o cemitério de Leiria.

Nascido a 17 de Agosto de 1913 no Bairro dos Anjos, Basílio Artur Pereira marcou a história da cidade de Leiria, quer pelos anos que dedicou ao Castelo quer pela sua participação cívica e associativa.

Começou a trabalhar com 12 anos como aprendiz de marcenaria, antes de trabalhar com o pai na oficina de serralharia, bancada e mecânica. Aos 16 anos, ingressou na corporação de bombeiros da cidade que serviu durante 15 anos, e mais tarde montou a sua própria oficina.

A sua ligação ao Castelo começou bem cedo, quando ia ter com os avós que ali trabalhavam. Acompanhou depois os pais que também ali viveram, e quando faleceram, Basílio Artur Pereira e a mulher aceitaram zelar pelo monumento mais emblemático de Leiria.

Basílio Artur Pereira foi ainda sócio-fundador da União de Leiria, do Ateneu Desportivo e da Associação Bairro dos Anjos.

O “último alcaide do Castelo de Leiria”, como é conhecido, residiu nos últimos anos em Penalva do Castelo, Viseu, com a família.

(in regiaodeleiria.pt)

Derradeiro adeus ao Alcaide do Castelo

Adepto fervoroso e sócio nº8 do nosso clube, o Senhor Basilio era e será sempre uma popular e incontornável figura da nossa cidade. cujo nome ficará indubitavelmente ligado à preservação do castelo de leiria, um dos nossos principais ex-libris leirienses
A Direcção da União Desportiva de Leiria, bem como a Administração da União de Leiria futebol Sad enviam as mais profundas e sentidas condolências á familia e amigos daquele qie será sempre o Alcaide do nosso Castelo
(in uniaodeleiria.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário