Visitantes


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lito Vidigal em entrevista: «Queremos ficar em 4.º lugar»

O treinador do U. Leiria é exemplo de como se consegue subir na vida e atingir objectivos à custa de muito trabalho. E sempre com humildade e respeito pelas valores da vida. Primeiro como futebolista, agora como treinador começou na III Divisão e encetou ascensão própria de abnegado lutador, até chegar ao topo da carreira.

- A verdade é que sem lobbies, sem se pôr em bicos de pés, conseguiu chegar à Liga. Está em Leiria. Que projectos?
- Sinto que em termos classificativos temos superado as expectativas. O clube manteve a estrutura do ano passado, a maioria dos jogadores veio da II Liga, tal como a maioria dos reforços. Chegámos à 7.ª jornada com sete pontos e agora temos 27. Estamos no bom caminho. Este é o ponto ideal. O projecto é estabilizar na Liga.
- Disse que a maioria dos jogadores vieram do plantel anterior. Considera boa ou má a herança deixada pelo treinador Manuel Fernandes?
- É uma herança muito boa. Deixou um grupo de jogadores com tremendo carácter e profissionalismo acima da média. Continuamos a respeitar todos os adversários e nesta altura o nosso objectivo é alcançar o quarto lugar, que é ocupado pelo Sporting.

- O objectivo do União de Leiria é ficar à frente do Sporting?
- Não é bem isso. O nosso objectivo é, no final do campeonato, ficar em quarto lugar. Queremos ficar em quarto lugar!

- Uma das frustrações do grupo é a falta de público a apoiar a equipa no estádio...
- É frustrante, sem dúvida. Até porque ocupamos uma boa posição na Liga. A equipa tem qualidade, dá bons espectáculos, obtém resultados satisfatórios... e nem assim o público adere ao futebol e ao União. Se tivéssemos mais adeptos a apoiar-nos no estádio, certamente teríamos mais pontos. Assim... jogar em Leiria ou fora é a mesma coisa.

- Que ambição tem o Lito Vidigal enquanto treinador?
- Já participei em todas as divisões. Isso deu-me bagagem e experiência que são bastante úteis para o desempenho da minha profissão. Tive tantos treinadores, alguns de nomeada -só no Belenenses foram oito -, como João Alves, Manuel Cajuda, Quinito, Vítor Manuel, Vítor Oliveira, Mladenov, Marinho Peres, Carlos Alberto Silva e Manuel Fernandes. Aprendi com todos eles.

Leia a entrevista na íntegra na edição impressa de A BOLA

Outros títulos:
- «Valorizem o espectáculo e os artistas»
- «Hei-de treinar a selecção de Angola»

(in abola.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário