Visitantes


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sporting sofre mas vence em Leiria



A União de Leiria e o Sporting entraram em campo para a segunda jornada da Taça da Liga, conhecedores do resultado entre o Trofense e o Sporting de Braga, com uma vitória da equipa da cidade da Trofa por um zero.
As duas equipas entraram em campo bem encaixadas uma numa outra, no tradicional sistema táctico 4x4x2, com muita disputa de bola a meio-campo, e apenas num ou outro lance a bola chegava aos pontas-de-lança Saleiro e Postiga (Sporting) e Cássio e Tiago Luís (União de Leiria). O brasileiro leiriense raramente conseguiu livrar-se da marcação do defesa Grimi.
A primeira situação digna de registo surgiu aos seis minutos, quando o defesa Ronny, que acabou a primeira parte a jogar no meio-campo, conseguiu ganhar a bola no centro do terreno, correu alguns metros, rematou para uma defesa a dois tempos de Rui Patrício. Um minuto depois, Miguel Veloso rematou, de pé direito, mas muito por cima da baliza de Helder Godinho.
Este lance talvez tenha sido o momento de viragem do jogo, a favor do Sporting, que começou a abeirar-se com mais facilidade da baliza unionista. A prova desse foi num cabeceamento do defesa Tonel, na sequência da marcação de um canto, por intermédio de Miguel Veloso, e, um minuto depois, Hélder Postiga rematou para fora. A resposta unionista surgiu por André Santos, ao rematar forte para uma defesa apertada de Rui Patrício volvidos 14 minutos.
Um minuto depois surgiu o primeiro golo do Sporting. Uma jogada pela direita, protagonizada por João Pereira, surge o remate de João Moutinho, o guardes-redes unionista defende para a frente e o próprio João Pereira rematou para o fundo da baliza.
O Sporting ganhou força com o golo, foi mais forte a meio campo, e o segundo golo surgiu na marcação de um livre apontado, superiormente, por Miguel Veloso, após falta cometida sobre João Pereira. Sem hipóteses para Hélder Godinho.
A perder por dois golos, Lito Vidigal deixou nos balneários o avançado brasileiro Tiago Luís e fez entrar Carlão. A equipa de Carlos Carvalhal entrou forte no reatamento da partida, com boas triangulações entre os jogadores dos vários sectores, obrigando a equipa leiriense a defender muito atrás.
Aos 52 minutos, Carlão centrou e Cássio, apertado por um defesa adversário, rematou ao lado. A primeira grande oportunidade da União de Leiria surgiu ao minuto 56 com o avançado Cássio, livre de marcação, a atirar ao lado da baliza de Rui Patrício.
Face ao pendor atacante do Sporting, Lito Vidigal fez sair Elias e entrou para o seu lugar o experiente Silas. Uma mudança útil que alterou a forma de jogar dos unionistas, acabando por sacudir a pressão a meio-campo imposta pelos jogadores do Sporting. Aos poucos, a União conseguiu chegar à baliza adversária e, aos 66 minutos, Carlão entra na área, Silas rematou de pé esquerdo, mas a bola passou por cima da barra da baliza sportinguista. Três minutos depois, surgiu o golo da União de Leiria, numa jogada de entendimento entre os dois pontas-de-lança brasileiros. Cássio ganhou de cabeça na grande área, e Carlão, num remate cruzado e bem colocado reduziu a desvantagem, sem hipóteses para Rui Patrício.
A União de Leiria conseguiu equilibrar o encontro e Lito Vidigal substituiu o apagado Pedro Cervantes, fazendo entrar para o seu lugar Vítor Moreno, ganhando mais força na linha média. O jogo ficou mais aberto e, aos 80 minutos, Djalo rematou forte para uma excelente defesa de Helder Godinho. Dois minutos depois, valeu a boa defesa de Rui Patrício a evitar o segundo golo unionista, após remate de Silas.
Ao minuto 87, numa jogada dentro da pequena área, protagonizada por Vukcevic, o guarda-redes unionistas correspondeu com duas excelentes defesas.
A última oportunidade de golo do Sporting surgiu aos 93, com um toque de calcanhar do avançado Carlos Saleiro, e Diego Gaúcho evitou o terceiro golo em cima da linha de golo. Uma vitória justa mas sofrida da equipa que foi mais eficaz na finalização.

(in diariodeleiria.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário